Benefícios do exercício físico 1/2

Com o passar dos anos, cada vez mais vem se falando sobre a importância da prática regular de exercício físico. Até mesmo pessoas que não são da área da saúde promovem essa informação. Mas as vezes, saber disso não é o suficiente para que certas pessoas saiam da zona de conforto e iniciem algum exercício físico. Muitas vezes existe a necessidade da contratação de um personal trainer para que haja engajamento e para saber o que exatamente fazer e como. Vou citar alguns dos muitos benefícios que você terá ao iniciar um programa orientado.

Devido ao grande número de benefícios, eu irei dividir em duas postagens. A primeira parte você encontrará aqui

Reduz a pressão arterial

Ao realizarmos exercícios físicos regularmente acontece uma adaptação que é chamada de “efeito agudo do exercício”. Tal situação permite que a P.A. reduza após cerca de 30 minutos de exercício. Uma vez que durante esse período aumentará a demanda por oxigênio nos músculos e todo o sistema circulatório ira precisar de dilatar (veias e artérias) para que esse fluxo aumentado de sangue possa circular livremente. Dessa forma a pressão sanguínea ou a vazão de sangue no interior das veias e artérias será maior, diminuindo a pressão.

Fortalece ossos e articulações

Um dos grandes problemas a partir do fim do período reprodutor de homens e mulheres, a partir dos 55 anos para e 40 anos respectivamente, é o fato que a baixa da produção de hormônios leva ao enfraquecimento dos ossos e articulações. Uma vez que a pessoa se mantenha ativa com exercícios resistidos como a musculação e pilates por exemplo e com caminhadas ou corridas, o saudável atrito dos ossos sinalizará para o corpo que é necessário armazenar mais cálcio por exemplo. Com isso você estará menos sujeito a osteoporose. Da mesma forma que ao realização movimento de forma cíclica, as articulações permaneceram flexíveis e fortalecidas.

Aumenta função cardiovascular e melhora perfil lipídico

Quando realizamos exercícios com moderada a alta intensidade nossa frequência cardíaca de repouso aumenta. Isso é uma resposta natural e saudável. Uma pessoa saudável e não atleta apresentará de 60 a 80 BPM (batimentos por minuto), enquanto um atleta de resistência como maratonista, nadador, triatleta terá cerca de 40 a 60 BPM em repouso. Uma vez que pratiquemos exercícios físicos com intensidade moderada a alta de forma crônica e regular, conseguiremos diminuir nossos batimentos de repouso. Com isso, além de ter artérias mais maleáveis, a gordura que naturalmente se deposita nas paredes chamada de arteriosclerose não irá ocorrer.

Melhora a regulação da glicose sanguínea

Quando ingerimos alimentos, especialmente os carboidratos, entram em ação as células beta do pâncreas responsáveis por retirar da corrente sanguínea e fazer uso desta energia ou então depositar no fígado e nos músculos na forma de glicogênio ou então, o excedente nas células adiposas de gordura. O exercício entra com parceiro destas células, pois, essa energia circulante oriunda dos carboidratos sera levada ao musculo para ser usada como forma de energia reduzindo os níveis sanguíneos.

Diminui o estresse e melhora a autoimagem

A partir do último século o homo sapiens que costumava dormir ao entardecer e acordar com o nascer do dia, a passar o dia se movimentado, colhendo, caçando, procurando lenha e abrigo foi ficando cada vez mais parado, mais sedentário. Além disso o excesso de estímulo das telas, carga horária de trabalho, alimentação inadequada, foi deixando cada vez mais o homem atual diferente daquele homem primitivo. O resultado disso é que o estresse físico aumentou e o exercício diminuiu. Com isso, cada vez mais aumentaram os problemas de insônia, maus hábitos alimentares entre outros. O exercício físico tem a incrível capacidade de regular de volta e melhorar a autoimagem e a autoestima. Aumentando a energia e a disposição para as atividades de vida diária (AVD)

Ajuda no controle e na perda de peso

Para que haja um controle no peso corporal é preciso que haja um balanço calórico equilibrado. Ou seja, a mesma quantidade de energia que entra através da alimentação seja a mesma que é usada. Para que haja emagrecimento, é necessário que haja balanço calórico negativo ou balanço energético negativo. Ou seja, a quantidade de kcal que comemos seja menor do que a que a gente gasta. Uma das maneiras de se fazer isso é com exercício físico. Todos eles gastam energia obviamente, entretanto, alguns gastam mais que outros. Tudo dependente do tempo de duração e da intensidade.

Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio

Duas da principais valências que o exercício físico deve contemplar é em relação a equilíbrio e flexibilidade. Uma série de movimentos e exercícios devem ser feitos em um programa de exercício para que todo individuo possa gozar de uma boa saúde em todos os âmbitos. Ainda é necessário dizer que o exercício físico quando bem periodizado reservara um tempo dentro de um programa semanal ou mensal para contemplar a tudo. Não acredite que apenas realizando a musculação você esta fazendo o melhor pela sua saúde. Caso você necessite de algum suporte, poderá contratar meu serviço para lhe auxiliar através do atendimento regular como personal trainer ou então através da minha consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *