Panturrilhas o segundo coração

Imagem-panturrilhas-caminhando

Antes de qualquer coisa, gostaria de perguntar pra você se já havia ouvido falar nisso ou é a primeira vez? Talvez de imediato isso não faça o menor sentido. Mas posso afirmar que isso é verdade e vou além, com uma simples imagem tudo passará a fazer sentido.

Quando ficamos muito tempo parado ou na mesma posição seja em pé, sentado ou deitado acabamos por não fazer a contração desses músculos que compõem a panturrilha. Logo abaixo você saberá um pouco mais sobre eles. Ao ficar inativo seja por questões de saúde, por questões laborais ou por opção mesmo, acaba que o sangue tem mais dificuldade para retornar para o coração. Isso por sua vez acaba favorecendo o acúmulo de líquidos nas pernas aumentando o edema local e diminuindo a circulação sanguínea.

Porque a panturrilha é chamada segundo coração?

Quando realizamos a contração da musculatura como é possível ver na segunda imagem, os músculos gastrocnêmius especialmente, acabam por gerar uma compressão na veia que passa entre eles, fazendo uma espécie de massagem na veia e empurrando o sangue para cima. Alguns associam a uma bomba que devolve o sangue também chamado de retorno venoso. Por conta da ação da gravidade que atua de cima para baixo, esse retorno dificultado vai fazendo com que os líquidos se acumulem do joelho para baixo muitas vezes levando ao desconforto físico e estético.

Como solucionar esse problema ciruculatório?

Colocar os pés para cima

A solução é razoavelmente simples. No caso de pessoas que se encontram acamadas ou você ao chegar em casa no final do dia, a primeira conduta é elevar os pés a cima da linha do coração, o famoso “colocar os pés para cima”. Isso já ajudará a fazer com que o sangue retorne mais facilmente.

Usar meias de compressão

Existe no mercado algumas meias elásticas de compressão que apertam a panturrilha “simulando” como se a musculatura estive gerando involuntariamente uma contração também permitindo assim o retorno venoso mais facilmente.

Contração passiva da musculatura

Com o auxilio de uma personal trainer, fisioterapeuta, enfermeiro ou outra pessoa previamente instruída realizar manualmente a contração da musculatura “imitando o movimento que o músculo faz ao caminhar.”

Contração ativa da musculatura

A contração do musculo é feita tanto através de uma simples caminhada usando o movimento “completo”, como realizando o movimento de dorsiflexão e flexão plantar. Também chamado de pé de bailarina. Da mesma forma, é possível realizar voluntariamente o movimento no chão ou em um degrau de escada por exemplo!

Quais os benefícios de realizar ?

Ao realizar essas ações, você irá aumentar o conforto dos seu pés e pernas. Irá melhorar também a estética delas, diminuindo aquelas varizes inconvenientes que costumam aparecer. Muitas vezes as pessoas querem as soluções que vem de fora, ao invés de fazer a sua parte, buscando até mesmo tratamentos antes mesmo de realizar uma simples ação!

Como fazer para melhorar?

Minha sugestão de forma genérica é que para quem pode ficar em pé e caminhar um minuto a cada 60-90 minutos. Pode ser o tempo de ir ao banheiro, pegar uma água ou algo do gênero. Você pode também realizar o clássico movimento muito usado em academias subindo e descendo o calcanhar! É importante ressaltar que as ações podem e devem se somar, para que o resultado seja mais eficiente e rápido. Se você ficou com alguma dúvida, pode me chamar no Whatsapp que terei o maior prazer em lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *