Principais aplicações da acupuntura
- Dores musculares
- Cervicalgia e Lombalgia
- Insônia
- Gastrite
- Ansiedade
- Estresse
- Depressão
- Rinite
- Sinusite
- Artríte
Os pilares da Medicina Tradicional Chinesa
A MTC é compreende 5 pilares sendo a acupuntura um desses pilares juntamente com técnicas como moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, eletroacupuntura, tui na, cone chinês. Além da acupuntura que é uma das mais conhecidas pelas pessoas, a fitoterapia, a dietoterapia energética, a meditação e os exercícios Qi Gong e o Tai Chi Chuan fecham os 5 pilares. O Objetivo deste apanhado de técnicas consiste em reequilibrar o Qi (também chamado de Chi) que é a energia vital do ser humano. Todos nós recebemos uma quantidade de Jing que é a essência da união das células do nosso pai com nossa mãe. E ao longo da vida nós vamos “perdendo” essa essência através de nosso hábitos, escolhas e questões inatas.
Como e onde surgiu
Esses preceitos são técnicas milenares onde os registros mais antigos datam 5.000 anos atrás. Essa técnica nasceu no Egito séculos antes e se tornou mais difundida na China. A partir de observação de fenômenos da natureza e observação dos sinais e sintomas criou-se a teoria de Yin e Yang. Em poucas palavras podemos sintetizar que todos nós precisamos ter ambos em equilíbrio, onde Yin contém ou deveria conter uma equivalência do Yang e vice-versa. Ao observarmos a imagem abaixo concluiremos que precisamos equilibrar essa forças para podermos nos manter saudáveis. Todos os pilares da MTC visam sob diferentes perspectivas isso. Até aqui talvez nada disso esteja fazendo sentido pra você mas posso afirmar que as próximas palavras farão a diferença e levaram você a querer conhecer melhor.
“As doenças sempre começam com um desequilíbrio energético, depois evoluem para um desequilíbrio funcional até chegar no pior estágio que é o adoecimento orgânico. Este que aparecem nos exames que fazemos regularmente.”
Outras formas de observação
Além do principio Yin-Yang, uma outra teoria teoria aplicada é a teoria do Zang-Fu que não irei me detalhar aqui. E por fim, a teoria dos 5 elementos ou 5 movimentos também é muito usada como forma de diagnóstico dentro dessa medicina milenar e consiste em mapear a partir de inúmeras perguntas como está principalmente o funcionamento do coração (fogo), pulmão (metal), fígado (madeira), baço e pâncreas (terra) e rim (água). A visão oriental nunca separa corpo, mente e espírito! A visão deles esta muito mais associada a prevenção das doenças do que na correção seguindo aquele ditado popular que diz “prevenir é melhor do que remediar”.
Infelizmente a grande maioria das pessoas apenas chega até esse método de tratamento quando já tentaram tudo que foi possível com medicamentos químicos. Os remédios geralmente acabam gerando inúmeros efeitos colaterais que muitas vezes impede a continuidade dos tratamentos. Por outro lado, a acupuntura e suas técnicas não oferecem risco algum à quem receber. A fitoterapia chinesa requer um conhecimento teórico e prático muito avançado, pois se manejado de forma errada pode comprometer a saúde do paciente. Minha sugestão pra você é que se permita realizar um tratamento preventivo comigo para reestabelecer essas energias antes que elas evoluam para algo orgânico e comprometa sua saúde de forma mais séria. Algumas poucas sessões de acupuntura, ventosa, aurículo com certeza irão melhorar sua saúde de forma integral.
Por isso, se você se encaixa em alguma dessas queixas, entre em contato comigo e agende uma consulta. Em muitos casos apenas uma única sessão trás uma melhora de 100%. Geralmente com 3 a 5 sessões você perceberá a diferença no seu corpo, mental e no espiritual. Permita-se conhecer. Você vai se surpreender. Veja os depoimentos de algumas pessoas que fizeram o tratamento comigo.