Formatura-yoga-bernardo-stern

Yoga

O começo

No início dos anos 2000 tive meu primeiro contato com essa tradição milenar. Graças a meu pai que foi iniciado poucos anos antes, e é praticante de uma linha mais tradicional conhecida como Yoga Sutra de Patânjali. Nessa metodologia, aspectos voltados para questões mais espirituais são priorizadas se comparado com outras vertentes. Após um breve contato percebi que aquele não era o meu momento de iniciar, devido a minha pouca idade. Eu estava com 15 ou 16 anos. Muitos anos se passaram até que eu sentisse o chamado para iniciar minhas práticas, já no ano de 2018. Comecei fazendo algumas aulas nessa mesma escola que estive anos antes, mas dessa vez, ciente que queria avançar no caminho espiritual. Poucos meses após minha iniciação, resolvi aprender e entender como a yoga de tantos séculos atrás havia se perpetuado e dei inicio ao curso de formação onde contemplava além da teoria uma grande quantidade de prática.

A prática

A formação com caráter de iniciação trouxe consigo um aspecto teórico, prático, filosófico e espiritual, não somente as questões físicas propriamente ditas. Pude ter uma série de aprendizados que compartilho sempre que a oportunidade surge. Após a conclusão do curso de formação, por aproximadamente um ano estive a frente de uma empresa que tem como foco o emagrecimento conciliando diferentes áreas da saúde. Meu papel nesta empresa era tentar trazer para a parte consciente do cérebro emoções e sentimentos que desestabilizavam a pessoa e levavam ao comportamento indesejado. A nossa prática era composta por todos os pilares de uma aula tradicional. O passo a passo de uma aula você pode ter acesso clicando no blog.

Nutrição física e espiritual

Muitas pessoas enxergam o ato de levar a comida a boca como algo banal ou buscam apenas o prazer momentâneo. Contudo, esse momento deve ser apreciado e levado a sério do começo ao fim. Muitas vezes apenas engolimos a comida sem pensar no processo que ela percorreu até chegar a nossas mãos. O plantio, manutenção, colheita, transporte, cocção ou não, preparo em geral e ingesta. Esse processo passar por muitas mãos e quase sempre é negligenciado ou esquecido. Todas as pessoas que colocaram a mão nesse alimento, deixaram um pouquinho de si, de sua energia, consequentemente nós colocamos para dentro, nos abastecendo com um pouco disso. Será que todos que tocaram nesse alimento estavam, felizes e satisfeitos com suas vidas naquele momento? Será que eles estão em paz consigo mesmos, no momento em que manipulam?

Da mesma forma nutrição espiritual. Será que você está se nutrindo de bons pensamentos, boas ações? Será que sua fonte de conhecimento e atualização provém de algo positivo, ou vem sendo semeado com coisas negativas? Considero importante esta reflexão dentro do processo do yoga pois, nossa evolução plena muitas vezes exige que façamos uma reciclagem nos nossos hábitos em geral e com certeza você perceberá que pontos precisa melhorar na sua caminhada.

Nutrição física e espiritual

Onde realizar a prática

As aulas são ministradas de forma online aonde você terá acesso a uma metodologia milenar passada de geração em geração pelos mestres. A linha aplicada nas aulas são totalmente inclusivas e você não necessitará nada além das coisas que você já dispõe em sua casa como cadeira, cobertor e almofadas. As aulas podem ser feitas de forma individual ou com seu grupo de amigos ou familiares. Entre em contato comigo e agende sua aula.