Treinamento físico em dupla

Namorados Abraçado no treino

Talvez você já tenha pensado sobre realizar treinamento com alguém. Geralmente seu pai ou mãe, filho, parceiro ou parceira, algum amigo ou vizinho? Geralmente, pessoas que não tem um engajamento muito forte na prática de exercícios físicos por conta própria conseguem se adaptar melhor quando o realizam com alguém. Para muitos, essa pode ser a chave do sucesso. Confesso a vocês que tentei me adaptar a isso 15 anos atrás quando pisei pela primeira vez com seriedade na academia. Foram muitos meses treinando com um amigo e foi uma experiência muito legal. Como tudo na vida tinha seus prós e contras.

Treino em dupla: você gostaria?

Pontos positivos

  • Maior engajamento
  • Mais motivação
  • Treinamento com mais intensidade
  • Parceiro de “cobrança”
  • Menos abstenção ao treino

Todos esses fatores realmente fazem a diferença, visto que para muitos, o simples fato de ter alguém junto aumenta a adesão a prática, muitas vezes um personal trainer faz as vias desse parceiro de treino. Quando realizamos dessa forma os resultados tendem a ser mais rápidos, porque baseado em neurociência, o simples fato de você falar com alguém sobre seu projeto seja ele: aumento de massa magra, diminuição do percentual de gordura, reforço muscular ou melhora da saúde física em geral.

Por outro lado, as coisas também podem ser inversamente proporcional. O fato da escolha errada do parceiro de treino levar você que está decidido a se engajar no exercício desistir:

Pai e filho fazendo abdominal
Aqui pai e filho se exercitam juntos. Família unida e saúde em dia

Pontos negativos

  • Parceiro preguiçoso
  • Parceiro que viaja muito
  • Parceiro com filhos pequenos
  • Preferência por outro turno
  • Profissão ou cargo que surjam eventos repentinos
  • Estudantes com demandas de estudo
  • Pessoas com problemas recorrentes de saúde

Como funciona na prática?

Em minha prática ao longo dos anos, esbarrei principalmente nesses aspectos negativos. Toda vez em tentei me alinhar com alguma pessoa para realizar o treino de forma recorrente encontrei esses problemas. O que levou-me a tornar-me auto motivado para jamais perder um dia de treino sem um real motivo. Sempre admirei amigos ou parentes que conseguiam treinar regularmente e obter os melhores resultados. Como profissional da área, sou categórico em afirmar que pessoas que são comprometidas com seu partner também são competidas consigo mesmo. E que geralmente vão mais longe e mais rápido. Como você pode ver aqui abaixo, alguns exemplos de treino em família. Um bom profissional terá condições de atender até 4 pessoas sem que comprometa o treinamento delas. Uma vez bem planejado e organizado, todos poderão realizar simultaneamente fazendo diferentes exercícios e extraindo o melhor para si.

Família fazendo exercícios independentes
Família interagindo no exercício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *