Como funciona uma aula de yoga

Significado da palavra Yoga

Você sabe o que significa? Caso a resposta seja não, fique tranquilo, pois saberá agora. Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia em especial na religião hinduísta. É um conceito, uma filosofia que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

Porque praticar

Cada vez mais sabe-se da importância de trabalharmos mente e corpo em equilíbrio. A vida moderna exige cada vez mais conhecimento técnico dentro das áreas de atuação de cada profissional. Entretanto, sabe-se que a abstenção do trabalho por questões de saúde psicológica vem aumentando dentro das empresas. Geralmente o apelo é para medicações e terapia, mas muitas vezes o motivo do adoecimento é justamente a falta de conexão com seu propósito, levando as pessoas a se ausentarem. Uma das estratégias para fortalecer o sistema imunológico é justamente a prática regular do yoga, aonde ao desbloquear os canais de energia (nadís), através das diferentes técnicas de respiração (pranayamas), levamos nosso querido corpo físico a melhorar sua saúde.

Qual o tempo de duração da prática

Isso costuma ser uma das principais dúvidas do aluno em busca de iniciar as aulas. Uma aula formal dura em média 60 minutos, porém, a prática em casa pode iniciar durando apenas 3 ou 5 minutos. Se você chegou até aqui provavelmente se surpreendeu com o que disse anteriormente. Para que a adesão a prática aconteça regularmente e sem sofrimento (ahimsa) o ideal é começar com pouco tempo. Um professor capacitado irá passar apenas uma ou duas atividades para você fazer. E com o passar do tempo, irá aumentando gradativamente até chegar a realizar todas as etapas de uma aula tradicional.

Imagine a energia de uma árvore bicentenária? Essa figueira encontra-se na Recoleta em Buenos Aires

Os Pilares de uma aula tradicional

A conexão inicial

Durante um breve período de tempo você fecha os olhos e se coloca em uma posição confortável para que possa permanecer por alguns minutos. Durante esse período, o facilitador ira conduzir você a observar sua respiração, o corpo físico, pensamentos e sentimentos, ficando consciente deles. Com isso será possível perceber tudo que se passa com você no presente momento.

Mantra de abertura

O mantra de abertura tem como característica reforçar essa conexão corpo, mente e espírito, além de reforçar também a conexão entre o professor e os alunos, para que todos possam vibrar na mesma sintonia. Mesmo o praticante não sabendo o mantra, é possível apenas imitar o som ou seu manter em pensamento com o propósito maior.

Asanas

Os asanas são as posturas do yoga ou a aula propriamente dita. Nesse caso, a sequência a ser realizada pode ser deitada, sentada ou em pé. Ela será programada e adaptada para que desde o individuo mais iniciante ou que possua alguma limitação física consiga aplicar também. Esse detalhe foi o que fez com que eu me apaixonasse por essa linha, pois, o foco não é em ver ou preparar o praticante para fazer posturas difíceis que podem até trazer risco para a saúde do mesmo, mas sim desbloquear os nadis que são canais ou fluxos de energia que passam pelo corpo. Cada postura trás uma série de benefícios que devem ser avaliados para nunca colocar o praticante em risco. Elas podem ser realizadas de forma dinâmica ou estática.

Meditação

A meditação muitas vezes é o que desperta no praticante essa vontade de conhecer o yoga, mas muitas vezes, o leva a frustração pela dificuldade de realizar. Aqui muitos erros logo aparecem como: a falta de preparação para iniciar a meditação pela alimentação inadequada, falta de preparação de movimentos ou mesmo pela dificuldade em manter-se focado. Além disso, pensar que irá meditar por “10 minutos ou ainda que irá ficar sem pensar em nada”. Existem inúmeras formas de meditação e cada pessoa se adapta melhor a uma o outra. O importante é iniciar de forma leve e entendendo os princípios básicos para ir progredindo lentamente, sem gerar ahimsa que quer dizer não violência ou sofrimento a si próprio.

Yoga Nidra

Ao final de algumas aulas a técnica é aplicada com o objetivo de promover um relaxamento do corpo físico e consequentemente os processos mentais. Para alguns a melhor parte da aula e para outros uma tortura. Após alguns ajustes do corpo, o mesmo permanece totalmente imóvel para que toda a atenção seja voltada para as palavras do professor que conduz. Através destas, o praticante é conduzido a direcionar o pensamento para diferentes locais, sensações, partes do corpo, mantendo a sua mente ocupada em tais processos e deixando de lado os próprios pensamentos. Quando mais conectado com a atividade maior será o ganho. Os mestres dizem que 30 minutos de Yoga Nidra equivalem a 4 horas de sono. E ai, vamos experimentar?

Mantra de encerramento

Ao final da aula, todos recitam o mantra de encerramento e fazem seus agradecimentos pessoais. Esse mantra tem como objetivo trazer o praticante de volta a consciência plena para seguir seu dia de estudo, trabalho ou as atividades que o esperam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *