A importância das boas escolhas alimentares

Mulher em dúvida o que escolher para comer

Muitas pessoas não imaginam o quão complexo é toda a engrenagem do processo de transformação do alimento em energia ao organismo. Não pretendo me ater muito em questões técnicas aqui, mas ao estudar esse assunto na minha pós graduação em nutrição esportiva, acho relevante trazer aqui. Talvez se você entender um pouco mais, irá valorizar mais suas escolhas alimentares, assim respeitará mais seu corpo quando ele se comunicar com você. Dito isso, eu poderia ir pra diversos lados tanto dentro da educação física, quanto da medicina chinesa ou ainda do yoga. Já deixo aqui pra você que se quiser aprofundar mais o entendimento e fazer os ajustes pra sua realidade, agendar com nossa especialista! Na guia parceiros do site você pode procurar nossa nutricionista e marcar uma consulta. Além disso, posso disponibilizar o capítulo do livro em questão para que possa ter acesso na íntegra, para isso entre em contato comigo através do WhatsApp e solicite, terei o maior prazer em compartilhar!

O processo da digestão

Aqui abaixo você terá acesso a uma imagem que contem um passo a passo desde a entrado alimento pela boca até a saída pelo anus. Saliento que todo processo envolve sub processos que serão omitidos para simplificar o entendimento:

Retirado do livro: Nutrição contemporânea 8ª Edição

Sinais que estamos fazendo escolhas ruins

Quando nossas escolhas alimentares são inadequadas existe uma grande probabilidade de nosso corpo se “comunicar” conosco. As manifestações clínicas mais comuns são:

  • dor de cabeça
  • refluxo
  • azia
  • enjoo
  • gases
  • constipação
  • diarreia
  • letargia

Como melhorar as escolhas

Uma alimentação rica em fibras, um aporte hídrico adequado, evitar alimentos ultra processados e com altos teores de aditivos químicos, dar preferência por alimentos em natura, orgânicos, irá trazer mais disposição para você estudar, trabalhar, se exercitar, aproveitar seus momentos de lazer. Costumo fazer uma analogia a um carro onde nosso corpo é o carro e a gasolina é a comida. Geralmente optamos por abastecer o carro em um posto confiável com procedência e bandeira conhecida! Mas quando falamos em alimentação optamos muitas vezes por coisas da pior qualidade possível que ao observarmos o rótulo de tal produto, nem seremos capazes de identificar os componentes químicos que compõe e ainda assim ingerimos regularmente. Meu apelo pra você que chegou até aqui é que: experimente ficar apenas uma semana sem se alimentar com esse tipo de alimento e observe o que mudará na sua disposição física e mental. Sua capacidade de concentração e sono também irão modificar. Muitas vezes, os desconfortos do trato gastrointestinal sobretudo, gases e e dilatação abdominal acontecem devido ao tempo entre a entrada do alimento pela boca e a excreção. Normalmente deveria permanecer menos de 24 horas, porém, em alguns casos pode durar dias. Com isso aquele alimento vai literalmente apodrecendo e formando gases que estufam nossa barriga.

Já tive a possibilidade de tratar diferentes casos em minha prática clínica com acupuntura de pacientes que chegavam a ficar 10 dias com constipação chegando a formar pólipos no intestino. A adequação das escolhas e horário de ingesta dos alimentos, associadas ao tratamento com acupuntura melhorou a ponto da evacuação ocorrer a cada 2 dias. Abaixo você verá o breve depoimento emocionante de uma paciente após o acompanhamento comigo. Seu nome e rosto foram preservados

Se você ainda não sabe por onde começar, está com dificuldade para ajustar todos esses processos entre em contato comigo ou com nossa nutricionista para que possamos organizar um plano de ação que compatível com seu trabalho, horários, preferencias. Com toda certeza, quando você experimentar essa “qualidade de vida”, dificilmente abrirá mão dela. Esteja em paz com seu corpo e seu espírito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *