Dando sequência a postagem realizada na semana passada, e se por ventura você não viu clique aqui. O exercício físico traz uma infinidade de adaptações positivas ao corpo humano e muitas vezes é capaz de reverter certos problemas de saúde sejam eles congênitos ou adquiridos. Abaixo continuarei a citar e exeplicar alguns dos inúmeros benefícios.
Aumenta a massa magra e a força muscular
Sim! O exercício resistido ou exercício com sobrecarga promove uma série de adaptações no corpo capazes de aumentar a massa magra ou em alguns casos frear a perda que acontece associada ao envelhecimento. Embora muitas pessoas não saibam, existem estudos científicos que comprovam o aumento em todas as faixas etárias pós puberdade. O aumento da força muscular também ocorre. Entretanto, diferente do que muitas pessoas pensam, que nas primeiras 8 a 10 semanas o que ocorre é a adaptação neural e não a hipertrofia real. Com o passar destas semanas iniciais ambas se invertem fazendo com que os músculos cresçam. Mas a força aumenta desde o princípio do treinamento.
Melhora a função imune
A prática regular de exercícios físicos sejam eles com pesos, dança, corrida, esportes coletivos, aquáticos entre outros, tem como resposta uma liberação de vários hormônios entre eles endorfina, serotonina e dopamina. Associando o fator “movimento + diversão”, nosso corpo despejara tudo em nossa corrente sanguínea e não só produzirá coisas positivas como removerá coisas negativas como patógenos e cortisol em excesso. Melhorando todas nossas defesas.
Melhora o peristaltismo de o funcionamento dos intestinos
Você sabe o que é peristaltismo? Se você não sabe ainda, talvez saiba sem saber o nome. Nossos intestinos empurram o bolo fecal em direção ao a anus através destas contrações involuntárias desses músculos. Tanto a ingestão de alimentos como os exercícios físicos promovem essa contração deixando principalmente o intestino grosso mais ativo. Isso permitira que você faça a evacuação de forma natural todos os dias. Exercícios como caminhada e corrida tem uma capacidade incrível de realizar movimentos peristálticos.
Melhora o sono
Aqui cabe uma ressalva importante. Alguns exercícios quando realizados a noite (a partir das 18h) podem em alguns casos diminuir o sono devido a excitação provocada pelo exercício. Posso afirmar por mim mesmo e alguns alunos, que se treinarem após as 19h ou 20h não conseguem dormir cedo. Sendo assim, aconselho a todos que tiverem observado isso também, deve tentar antecipar o horário do treino para que não comprometa a hora de dormir! Algumas pessoas e também alguns exercícios não sentem alteração e conseguem dormir normalmente, independente do horário que treinar.
Retarda o processo de envelhecimento
Neste caso, também cabe uma ressalva. Todo exercício ou esporte voltado para a performance e o alto rendimento tende a fazer o processo inverso. O exaustivo número de horas realizando a prática em questão , além de estresse, uso de drogas e medicamentos podem causar um envelhecimento precoce. Entretanto para a maioria das pessoas, que visam apenas ter saúde e dar uma pequena melhorada no corpo, tenha certeza que retardará o processo de envelhecimento celular, consequentemente a questão estética. Neste caso um treino bem planejado, executado e supervisionado irá trazer todos os benefícios nesse sentido. Procure um personal trainer e comece já a colher esses benefícios.
Em resumo, praticar exercícios físicos trará a você muito mais qualidade de vida nos dias atuais e em alguns anos! Com certeza, sua flexibilidade, disposição, qualidade de sono, humor, apetite, exames de sangue, etc. Convido você a vivenciar isso e viver cada vez melhor!