Posso treinar todos os dias?

Posso treinar todos os dias?

Essa é uma pergunta que acontece semanalmente nas academias onde frequento. E minha resposta é sempre a mesma, que na verdade é “sim e não” ou ainda depende! É muito importante entender alguns aspectos antes de dar a resposta. Inicialmente eu preciso saber de quem estamos falando, qual a experiência prévia da pessoa nos exercícios, quais modalidades, qual a intensidade aplicada e por qual período de tempo isso irá ocorrer. Acompanhe abaixo para entender melhor.

Posso fazer musculação todos os dias?

A resposta com certeza é sim! Muita gente acredita que o treinamento com pesos não deve ser realizado todos os dias. Mas isso é um terrível engano. Se estivermos falando de um adolescente, uma pessoa com mais idade ou um iniciante, por exemplo, você poderá realizar o mesmo programa todos os dias por um determinado período de tempo. Geralmente priorizando cargas baixas e muitas repetições, o objetivo é aprender o movimento, a parte mecânica efetivamente. Nesse caso, não ocorrerão as micro lesões que são a resposta positiva ao exercício, a famosa “dor do dia seguinte”.

Para aqueles que já passaram pelo período de adaptação, geralmente treinos divididos em 2 programas “A e B” tendem a favorecer mais, pois neste caso algumas mudanças no planejamento deverão ocorrer para melhor aproveitamento. Aqui existem várias formas de divisão que não irei me ater, conteúdo para uma próxima postagem. Nesse caso por exemplo a pessoa poderá treinar 6 dias por semana intercalando “A/B/A/B/A/B”. Com o passar do tempo e aqui não existe uma regra, esse treino poderá ser passado para “A, B e C”. Da mesma forma, no caso de frequentar a academia 6 dias na semana ocorrerá “A/B/C/A/B/C”. Observe que no modelo A e B o programa era repetido 3x por semana, já no A, B e C apenas 2x por semana.

Quando podemos trocar as divisões de treino?

Aqui acontece o principal erro por parte de muitos treinadores que acabam sendo influenciados pelos alunos que são leigos no assunto e solicitam que tenham mais variabilidade de treino ABC x AB ou ainda ABCD x ABC. A classificação iniciante, intermediário e avançado independe do tempo de prática. Conheço pessoas com perfil de iniciante com 5 anos de treino e pessoas avançadas com 2 anos apenas. E isso é difícil explicar, demandaria muito tempo e não o propósito deste post . Apenas acredite em mim ou na pessoa que cuida do seu treino, nem sempre vale a pena dividir em mais programas de exercício. Se você almeja ser avançado, faça jus a isso, treinando regularmente e com seriedade, dormindo no horário adequado e pelo número de horas suficiente e respeite sua alimentação. Assim você irá avançar e atingir mais resultados e num período de tempo menor.

Posso correr ou pedalar todos os dias?

Muitas pessoas quando pensam em emagrecer começam a fazer coisas por sua conta e acabam se machucando ou ainda entrando em um processo de fadiga e desistem. O ideal é que você varie o estímulo do exercício. Por exemplo corre um dia, pedalar no outro, nadar no outro. Talvez você esteja afirmando agora que não costuma ou gosta de nadar ou pedalar e que pretende apenas correr. Nesse caso minha sugestão que faça dia sim dia não e que tenha uma periodização para não sobrecarregar suas articulações especialmente tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar, no caso da corrida. Ombros e cervical no caso da natação. Caso você adote apenas um método, procure variar (tempo, inclinação, percurso, ritmo) variando assim os estímulos até que seu corpo ganhe a resistência necessária. Pessoas com um corpo preparado podem sim, fazer dias seguidos o mesmo estímulo, entretanto além da experiência, o acompanhamento com o profissional deve ocorrer de forma sistemática.

Treinos metabólicos e lutas

Aqui, devido a grande variabilidade de opções afirmo com segurança que é possível treinar com mais frequência, em alguns casos até 2x no mesmo dia. A principal vantagem é que os treinos muitas vezes são mais curtos, o cansaço da sessão é predominantemente no ato do treino, não gerando tanto desgaste do corpo para recuperação após a sessão. Permitindo um novo treino em um espaço menor de tempo. No caso dos treinos metabólicos geralmente a pessoa alterna membros superiores, inferiores, core e corridas, geralmente com baixa intensidade e grande número de repetições. Já as lutas tem muito movimento técnico que “desgastam pouco” e treinos de resistência corporal novamente com baixa intensidade.

Procure um profissional habilitado e com experiência para prescrever seus treino, que acompanhe você de perto para fazer os ajustes sempre que necessário. O nosso corpo está em constante mudança e precisamos ficar conscientes disso a medida que ele vai nos dando sinais tanto paro o lado da progressão dos treinos quanto eventualmente para regressão! Confie no seu corpo pois, ele é sábio.

Aluno e treinador sorrindo para foto após exercício
Você pode treinar todos os dias e acelerar seus resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *